Understanding Media:
The media is the massage
A obra e o pensamento crítico de Marshall McLuhan (1911-1980), teórico dos media, tiveram um enorme impacto mediático nos anos 50 e 60
do século XX – especialmente os textos trazidos pelo livro Understanding media: The Extensions of Man, de 1964 –, tornando o autor num verdadeiro “profeta” da nova era da informação.

Tendo como referência um dos textos pertencentes ao livro Understanding media, procurou-se dar sentido ao mote apresentado no anúncio à revista Aspen dedicada a McLuhan (“He left a message for you. The message
is Aspen. Aspen Magazine is a McLuhanism” – refere o anúncio, publicado
na Evergreen Review de 1967) e solicitou-se aos alunos o desenvolvimento de um “objeto de correspondência” (mail art), que contivesse um conjunto diversificado de objetos gráficos que apresentassem múltiplas analogias visuais aos conceitos enunciados no texto, e que se definissem como
uma iconografia sintetizadora das suas ideias. O objeto deveria ser encarado como uma experiência partilhada via postal, num “diálogo” dinâmico entre quem envia e comunica, desencadeando-se assim,
um processo de expectativa e “descoberta”, em que cada objeto revelado acrescentaria novas leituras e analogias ao texto proposto.
Nome do projecto